Níveis de biossegurança

No momento, você está visualizando Níveis de biossegurança

São divididos em quatro: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, cada um com seu grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança é determinado de acordo com a classe de risco do organismo a ser envolvido no experimento.

Nível de biossegurança 1: NB-1

Utilizado aos processos que envolvam agentes de menor grau de risco para o pessoal do trabalho e para o meio ambiente, como os de classe de risco 1. O trabalho pode ser conduzido em bancada, em geral e não são exigidos equipamentos de contenção específicos. Deverão ser supervisionados sempre por um cientista com treinamento em Microbiologia.

Nível de biossegurança 2: NB-2

Semelhante ao NB-1, porém adequado aos processos que envolvem agentes de risco moderado para as pessoas e o meio ambiente, como os de classe de risco 2. 

Difere-se do NB-1 na requisição de treinamento específicos no manejo de agentes patogênicos, limitação do acesso ao laboratório durante os procedimentos e condução do procedimento em cabines de segurança biológico ou outro equipamento de contenção física em casos de procedimentos com chance de formação de aerossóis infecciosos.

Nível de biossegurança 3: NB-3

Este se aplica em situações em que foram desenvolvidos trabalhos com organismos geneticamente modificados resultantes de agentes infecciosos com classe de risco 3. No laboratório, devem ter treinamento específico no manejo de agentes patogênicos e potencialmente letais, sendo supervisionados por cientistas com vasta experiência nesses agentes. 

Nível de biossegurança 4: NB-4

Destina-se à manipulação de microorganismos de classe de risco 4, necessitando o maior nível de contenção. Necessita de uma unidade geográfica e funcionalmente independente de outras áreas. Eles requerem barreiras de contenção e procedimentos especiais de segurança.